sábado, 5 de fevereiro de 2011

البطاريية, Batterie, Drums, Bateria.

A vantagem de ser baterista é ofuscada pelas desvantagens, até porque, não é qualquer um que tem paciência e auto sustentação para manter essa atividade. Mas, todo baterista é realmente meio bitolado, então se entende a escolha do instrumento. Pode perceber, que nenhum baterista é uma pessoal normal.
Apesar de tudo, bateria te oferece uma sensação única. Todos, sem exceção, todos os músicos, já quiseram, também tocam ou sonham em tocar bateria. É um dos poucos instrumentos que lhe oferece criatividade total, sem repreensão e notas a seguir. Ouvir a musica já é mais que necessário. É claro, tanta praticidade assim, tem um preço, e caro! Bateria, em seu próprio conjunto, é sempre o instrumento mais caro. O mais caro, mais fácil de quebrar e mais difícil de limpar. O maior e mais difícil de transportar, além de todos os adicionais, que levam mais dinheiro, tempo e espaço. A mais fraca das baterias já tem um preço inacessível.

Por isso que falam, sempre falam, e às vezes visando minhas próprias condições eu concordo que, quem escolhe tocar bateria é louco. E realmente, sou louco, mas nem por isso vou deixar de fazer. Até porque, é a única coisa que sei fazer. Bateria não tem notas, tem peles. Bateria não exige palheta, mas exige baquetas (maiores e bem mais caras que palhetas, mas podem ser substituídos por pincéis, espanadores ou colheres de pau). Bateria é estranha, mas bem que todo mundo quis uma. Imagina, você com um kitzinho de bateria no quartinho do quintal da sua casa? Todo mundo sonhou com isso que eu sei!
Ta nervoso? Brigou com a mamãe? Não tem o que fazer? Vai pro quintal, desconta seus problemas, magoas e descarrega seu tédio em cima da coitada. Afinal, ela foi feita pra isso. Mas, sinceramente, eu não conheço nenhum baterista infeliz. Pelo menos não com sua escolha. Só a bateria te faz suar, exige tanto de todos os seus membros superiores e inferiores, e te da em troca sonoridade forte, marcante e que faz falta em qualquer musica. Não é você que escolhe tocar bateria, a bateria que escolhe quem á toca. E são apenas pessoas preparadas, claro. Não é qualquer pessoa que nasceu pra tocar bateria.
Acho que Deus escolhe idiotas e débeis mentais pra ter a paciência necessária pra agüentar todas as tristezas que a bateria vai te trazer. Mas só ela aceita que você desconte tudo isso nela mesma.

Um comentário: